Por que os gatos dormem tanto?

por que gatos dormem tanto

Parece que eles dormem o dia inteiro – e é quase isso mesmo. Os gatos estão entre os mamíferos que passam o maior tempo dormindo, perdendo só para gambás e morcegos. Enquanto pessoas dormem em média 8h por dia, os gatos dormem até 16h. Isso é 2/3 do dia!

Além disso, eles não precisam de um período contínuo de sono como nós, o descanso deles é dividido ao longo de várias sonecas curtas ao longo do dia e da noite. É por isso que eles passam correndo pela cama e te acordam às 4h da manhã, porque acabaram de acordar de um cochilo – cheios de energia para gastar!

Mas… por quê? Como eles podem dormir tanto? Bom, é esse mesmo o primeiro motivo: porque eles podem! Os gatos são caçadores extremamente eficientes, com o corpo inteiro adaptado para dar um único bote letal. Então eles acordam, espreguiçam, caçam, comem… e voltam a dormir.

Para ilustrar a ideia, pense no extremo oposto: vacas e cavalos precisam pastar por longos períodos todos os dias, então não podem simplesmente deitar e dormir porque vão morrer de fome.

O segundo motivo envolve o gasto de energia necessário numa caçada. Ao contrário dos canídeos que caçam em grupo e podem perseguir a presa por vários quilômetros, os gatos caçam sozinhos e precisam matar logo a caça, antes que ela escape correndo e eles percam o almoço.

Por isso, durante a caçada, eles têm uma explosão de energia, todo o corpo e a mente trabalham juntos para alcançar o sucesso. E se a primeira caçada dá errado, eles precisam gastam ainda mais energia numa segunda tentativa. Assim, eles fazem várias pequenas refeições ao longo do dia, precisando descansar entre elas para se sustentar.

Por fim, o terceiro motivo é particular aos gatos domésticos: tédio. Se tudo o que eles fazem na natureza é dormir, caçar, se proteger, encontrar água e abrigo, e eventualmente criar filhos ou defender o território, quando vivem seguros entre nossas quatro paredes a única coisa que sobra é… dormir!

Essa é razão pela qual, para ter um amigo realmente feliz, você deve brincar de caçar com seu gato pelo menos duas vezes de 15 minutos por dia, ter uma casa cheia de ambientes para ele escalar e se esconder, e muitos brinquedinho e quebra-cabeças para mantê-lo ativo (veja aqui como fazer um puzzle super legal sem gastar nada).

 

Foto: Bonio/Flickr

1 Comentário