Como os gatos falam “Eu te amo” – e como você pode responder!

como os gatos falam eu te amo piscar devagar

Isso mesmo, os gatos falam “eu te amo”. Na verdade eles falam várias coisas, o tempo todo, nós humanos é que temos um pouquinho de dificuldade para entender… Porque, claro, eles não falam com palavras, falam do jeitinho deles: com gestos.

E é com um gesto que eles falam “eu te amo”: olhando para você e piscando os olhinhos, bem devagar.

Só isso. Bem sutil como quase tudo o que eles fazem, mas bem profundo também. Para os gatos, que são tão preocupados com segurança e adoram se esconder em tocas, fechar os olhos na presença de outro animal (ou humano) é uma demonstração imensa de confiança. Então quando fazem isso por querer e bem devagar, olhando para você, é porque definitivamente querem dizer algo: que te amam muito e se sentem seguros com você.

Quem desvendou a piscadinha dos gatos pela primeira vez foi a comportamentalista americana Anitra Frazier. E ela descobriu mais: se piscarmos “eu te amo” para nossos gatos, eles podem piscar “eu te amo” de volta! Fofo assim!

Para aprender a piscar direitinho, a dica vem do Jackson Galaxy: pratique no espelho! E enquanto pisca, fale mentalmente E-U-T-E-A-M-O, bem devagar, assim você não apressa demais as coisas. E depois, pisque para o seu miau e espere a resposta!

Outro jeito de aprender é, claro, observando os gatos. Existe uma chance grande de seu gatinho estar declarando o amor dele todo dia e você não estar percebendo. Só não vale confundir “eu te amo” com os olhinhos fechando de sono!

E se seu peludinho ainda não estiver pronto para “falar”, não desanime! Ele pode demonstrar o amor dele de outros jeitos: indo te cumprimentar na porta, pedindo agrado, ficando perto de você, deitando no seu colo, na sua cama, no seu teclado… É que para alguns gatos o “eu te amo” é simplesmente mais difícil de sair!

 

Foto: Found Animals Foundation ( www.foundanimals.org )

23 Comentários

  • Patricia disse:

    Nunca maltratei animais, mas também nunca liguei muito para eles.. Até o final de fevereiro quando deixaram uma caixa com três bebês gatinhos no lixo da minha casa.. Não teria coragem de criá-los soltos então decidi doar dois machos e ficar com a fêmea, a Nina. Minha vida se transformou positivamente. Agora digo que não sei como vivi até hoje sem ela. Uma fofa, linda, maravilhosa. Me morde, me arranha, me beija, dorme grudadinha comigo. Uma verdadeira bênção!

    • Ricardo disse:

      Patrícia, é assim mesmo. Sua gatinha veio ao mundo para cumprir essa missão contigo. Já estava nos planos designados para ela. Parabéns e aproveite sua mudança de vida!

    • Pedro Guimarães disse:

      Patrícia, compartilho desse seu sentimento!
      Nunca tive apreço por animais (mas, claro, nunca os maltratei). Me sentia até com medo, por isso não chegava perto de gatos e cachorros. Um belo dia, recebi um e-mail em uma lista oferecendo um gato e eu tive vontade do nada de recebê-lo. Não pude pq fui desaconselhado já que o animal era grandinho.
      Alguns meses depois, senti uma vontade de ir à uma feira de adoção com uma das minhas irmãs e lá nos apaixonamos pelo Leônidas. Minha vida se transformou completamente e eu sou muuuuito mais feliz. Minha outra irmã (que nunca tinha demonstrado amor por gatos) também se apaixonou. Hoje é difícil comparar qual de nós três gosta mais hehehehe E foi e é tudo tão bom que adotamos outro que um amigo resgatou, o Florentino.
      São meus dois amores de quatro patas que transformam meus dias em momentos muito especiais.
      Um bichinho muda a vida da gente completamente e a gente tem muita sorte de receber tanto amor da parte deles <3

  • karlla disse:

    Tenho duas,gatinhas uma e nicki minaj e a outra e nanika , eu amo elas como se fosse minha filhas, dormem comigo brincar de pique pega ..amo muito as duas

  • Kelly disse:

    Meu filho Snowbell sempre fez isso e eu sempre entendi esse gesto como eu te amo mesmo antes de saber sobre o real significado. Meu filho é maravilhoso, e eu até deixo de sair de balada(às vezes) pra ficar com ele, o nosso amor é imenso!!!

  • Gilmara Nunes disse:

    Amoooooo gatos, criei 5 com 16 dias de vida a mãe morreu envenenada e me deixou os filhotes, cuidei dos 5 e todos sobreviveram, fiquei com 2 da ninhada, a bombom e a faísca, são meus amores, felinos são minha paixãooo, amo d+!

  • carmem disse:

    Me entendo com os meus sao dez mas sao unicos.tenho um cego e o que mais agrada adora um cafune, cada um do seu jeito adoro todos.

  • Anna Luisa disse:

    Eu tenho 4 gatos atualmente.Duas já com 15 anos, um de 2 anos e a Nik de 1 ano.Só sei dizer que converso com cada um e pela maneira como respondem,percebo o que querem dizer.Pelas atitudes também, a maneira como andam,como deitam e o lugar que escolhem,tudo indica alguma coisa.Eles são minha companhia preferida.

  • Amei os comentários, o meu Fifi e Pirulito me cativam com muito carinho que me oferecem todos os dias, são lindos, meus amados!

  • Glória Maria disse:

    Tenho tres gatinhos. Um dos quais surdo. Este é o q mais demonstra seus sentimentos. Converso com todos eles e eles tbm me entendem! Obrigada
    amei a explicacao!

  • LINALDA SILVA disse:

    Eu também amo meus felinos, todo dia digo a eles que os amo, acho que amor prá eles não falta eles sabem que eu os amo muito.

  • Adorei eu amo gatos parabéns agora eu sei como entender meus gatinhos..

  • Márcia disse:

    Gatos são incríveis! Alias, todos os animais, mas os felinos……. meu coracao pende mais…
    Meus gatinhos FALAM com os olhos: ciúmes, ficam puxados e mortiços de longe. Com fome vão e vem me olhando de olhos arregalados….. Comida velha, “raspam” em frente ao prato!!!!
    quando dizem que me amam é transcendente! Um olhar infinito, limpo, calmo,e pisca bem devagarinho,repito e digo que mamãe os ama e adora, etc…. ficam todos rom rom…. É o céu
    Amo descobrir suas vidas secretas e charmosas.
    Miarcia, Marcia, abração à todos

  • Amei. Engraçado que o meu Tico quando está deitado sobre o meu peito, vive piscando um olho para mim. Outra coisa é quando passo a língua nos lábios, ela faz a mesma coisa com ele.Me divirto muito com isso. Mas por que ele vive me mordendo? Agora, quando ele vem para me morder, eu digo “NÃO PODE MORDER’ , ele fica com os dentes no meu braço ou na minha mão, mas não morde. Gostaria de receber sempre informações importantes. Obrigada e parabéns;

    • Li santos disse:

      Pode ser q ele esteja querendo brincar ou pode ser mordida de amor mesmo, quando ele sente seu carinho tão gostoso q quer te morder! kkkk

    • tania disse:

      o meu pequenino tb morde. Sei que é pq é essa maneira dele demonstrar que gosta de mim, que ta feliz, mas eu reprimo, falo séria pra ele nao me morder, e as vezes percebo que ele vem me morder e aí me olha e me lambe, rs. Quando ele era pequenininho me mordia muito, mas agora só de vez em quando ele morde. Nunca machuca, mas nao gosto nao, vai que ele “se anima”, rs.

  • Edna disse:

    Adorei tudo muito importante obrigada. …

  • Katia disse:

    Adorei o site. Tantas informações úteis e curiosidades sobre nossos bichanos. Vcs estão de parabéns. Amei as fotos. Vou ler todos os posts.

  • Vitor Dias disse:

    E quando o gato pisca só um olho?

  • Elisa disse:

    Minha gata Nina e assim

  • vania disse:

    A cristal me diz a todo momento eu te amo!!!

  • Francisca e Snow disse:

    Muito interessante…..realmente meu Gato demonstra de varias formas seu sentimento; Vai me receber na Porta, Dorme na maioria das vezes dorme comigo, pisca bem devagar, olhando nos olhos, e pede colo.Isso é muito gratificante!