Seu gato também gosta de ouvir música para relaxar

13/04/2015=^.^=

estilo preferido musica gatos

E, sim, parece que ele tem um estilo preferido! O veterinário Miguel Carreira, da Universidade de Lisboa, desvendou as preferências musicais dos gatos ao colocar headphones em 12 gatas durante a castração e monitorar a reação do organismo delas a diferentes estilos.

Após dois minutos de silencio para controle, a equipe tocou mais dois minutos aleatórios de cada uma das seguintes músicas: Adagio for Strings de Samuel Barber , Thorn de Natalie Imbruglia e Thunderstruck do AC/DC.

Não é de surpreender que a melodia clássica e tranquila de Barber reduziu os níveis de stress das gatas, medidos pela dilatação da pupila e respiração. Thunderstruck, ao contrário, aumentou a ansiedade das peludas. E Torn obteve resultados intermediários.

A descoberta é importantíssima para ajudar a minimizar o stress e o nervoso dos pacientes felinos durante uma cirurgia, o que pode diminuir a quantidade necessária de anestesia e evitar efeitos colaterais. A equipe da Universidade de Lisboa já está desenvolvendo testes adicionais para elaborar a partir desses resultados.

Mas, claro, não é só essa aplicação do estudo: quando seu gato estiver correndo pela casa às 3h da manhã, agora você sabe que pode ser uma boa ideia ligar uma sinfonia clássica no Youtube. E se você é fã de AC/DC (alguém não é?), não desanima! Thunderstruck pode ser uma boa pedida para animar a brincadeira e perseguição de ratinhos – e o melhor estudo para desvendar isso é ligar o som para o seu miau e observar os resultados!

 

Com informações do Science Daily

Foto: sean dreilinger