Alguns testes simples para saber se seu gato é surdo

teste para saber se o gato é surdo

Gatos brancos (principalmente de olhos azuis) têm mais chance de serem surdos. Leia sobre isso aqui.

A maior parte das pessoas que convive com gatos surdos não faz ideia de o animal não escuta. Isso porque os gatos têm outros sentidos extremamente aguçados e vivem uma vida relativamente normal mesmo surdos.

Imagine a cena: o gato está dormindo no quarto, você vai para a cozinha, pega uma maravilhosa latinha de patê, abre com aquele “ploc” da tampa e o gato de repente surge atrás de você! Aí você pensa, claro, “ele não é surdo, acorda até com o barulho da tampa”. Errado! Principalmente se ele não escuta, confia muito no próprio olfato e pode acordar com o cheiro do patê, não o barulho da tampa! (o que é muito difícil para nós imaginarmos, já que nosso olfato é praticamente inexistente comparado ao deles)

E se eles são tão adaptáveis, como fazer o teste da surdez em gatos? Seguem algumas coisas que podem ajudar.

 

No geral, gatos surdos…

  • Miam mais e mais alto do que outros gatos.
  • Não têm medo do aspirador, da máquina de lavar, de fogos, etc.
  • Não se assustam com objetos caindo nos cômodos ao lado.
  • Não respondem quando você chama o nome deles (nem que seja só virar a orelha).

 

Alguns testes…

  • Ligue o aspirador. Se o gato não reage de maneira nenhuma, é bem provável que ele seja surdo. Até gatos dessensibilzados reagem de alguma forma.
  • Quando ele estiver olhando pela janela ou de costas para você, mexa um molho de chaves, bata num papelão, jogue uma bolinha de papel perto do gato sem acertá-lo e sem que ele sinta o vento. Nesse teste, é importante que você se movimente o mínimo possível, para ele não perceber a sua sombra, o vento, ou o seu vulto.
  • Chame o gato. Ele vira a cabeça? Vira a orelha?
  • Peça para alguém bater panelas na cozinha enquanto você observa o gato em outro cômodo.
  • Bata palmas no cômodo que ele estiver dormindo, de longe do gato, sem fazer vento nele – os bigodes são extremamente sensíveis e percebem qualquer brisa. Um gato que escuta vai acordar ou virar a orelha, com sono e irritado, mas vai.
  • Quando estiver no computador e o gato estiver no cômodo, coloque vídeos de passarinhos cantando, gatos miando, cachorros latindo, leões rugindo, enfim, sons de bichos.

 

E para saber se ele surdo só de um lado?

Aí o desafio aumenta muito e você precisa de muita observação. Animais surdos de apenas um lado precisam procurar de onde vem o som, já que têm lateralidade reduzida. Se quando você fizer os testes acima o gato ficar olhando em volta, pode ser que ele seja surdo de um lado. Gatos que escutam com as duas orelhas vão virar a cabeça direto para o local de onde vem o som.

Para descobrir qual lado é afetado, coloque sons de animais tocando em um fone de ouvido beeeeem baixinho (lembre-se: baixo para a gente ainda é alto para eles). Aproxime um dos fones de uma orelha (esqueça o outro fone), depois aproxime da outra. Mude o som e repita o teste várias vezes. Observando atentamente reação do gato dá para saber qual lado não escuta.

*Se o gato for surdo de uma orelha e tiver um olho azul, e outro de outra cor… ele provavelmente é surdo do lado que o olho é azul.

 

Meu gato é surdo! É agora?

Relaxa! Seu gato vai continuar sendo feliz, amoroso e a fazer bagunça como um gato qualquer. A única atenção especial que você deve ter é em relação à rua e castração. Gatos surdos estão em desvantagem numa briga, não escutam carros se aproximando, nem cachorros, nem pessoas mal intencionadas. Por isso, é imprescindível que eles fiquem protegidos dentro de casa. A castração ajuda a evitar brigas e problemas com os demais gatos da casa (além de todas as vantagens para a saúde e mente dele).

E claro, faça uma visitinha no veterinário para descobrir a causa dessa surdez e descartar doenças graves e parasitas!

 

Foto: Bright Green Pants

7 Comentários

  • Jessica disse:

    Olá, tenho uma gata branca de olhos verdes, peguei ela filhote, na qual amamentei ela e seus irmãos. Hoje ela já está maior, só que desde pequena era surda e hoje do nada voltou a ouvir. Está escondida e quando a pegamos ela arranha, fiz testes de chamá-la para ver se ouvia e ela atendia. Vocês sabem se isso é normal? Adorei sua página, parabéns!

    • =^.^= disse:

      Não é normal não, Jessica! É melhor levar ela urgente no vet para entender direitinho o que está acontecendo com a audição dela.

  • roberta disse:

    Eu tenho uma gatinha linda, toda branca com os olhos azuis. Surdinha de tudo!!! :)

  • bibi vargas disse:

    Olá! Adorei a matéria. Eu tenho uma branquinha que foi resgatada da rua. Ela é um amor. Minha anjinha. Mas ela escuta muito bem. Ouvi falar que com o tempo ela pode ficar surda, é verdade? Como começar a ensinar sinais caso ela fique realmente surda um dia? Obrigada! :)

    • =^.^= disse:

      Como as pessoas e os cachorros, os gatos podem perder a audição quando a velhice vai chegando. Mas eles conseguem se virar super bem com os outros sentidos, o único cuidado extra é não deixá-la ir para rua caso ela esteja perdendo a audição, é perigosíssimo porque ela não vai ouvir carros e cachorros a tempo de fugir. Depende dos sinais que você quiser ensinar, mas basicamente é associar uma ação a uma recompensa (dá uma olhada em adestramento de cães, a lógica é semelhante).

  • Rafaela disse:

    Tenho um sialata surdinho, coisa mais gostosa, carinhoso, curioso, brincalhão… E dorme que nem uma pedra porque não ouve o barulho em volta. <3

  • João Paulo disse:

    Acabei de resgatar um gatinho com heterocromia e surdo.
    Acho que pelo fato dele ser surdo, ele foi abandonado e teve seu rabo quebrado.
    Gostei muito da sua página, parabéns!