Areias biodegradáveis para gatos

22/04/2020=^.^=

Você sabia que a maioria das areias para gatos não é biodegradável? Pois é… E a areia é um dos insumos mais consumidos, imagina só a quantidade de lixo! Felizmente, aparecem cada vez mais alternativas sustentáveis no mercado – e elas são econômicas e melhores até para a saúde do gato. O ambiente fica bem, o gatinho fica bem, você fica bem… Todo mundo sai ganhando!

NOTA IMPORTANTE: O Gatinho Branco não trabalha com posts patrocinados e não recebe nenhum tipo de bonificação das marcas aqui mencionadas.


Areias a base de mandioca, milho ou cana

As preferidas dos miaus e dos humanos, essas areias são macias para as patinhas, eliminam bem os odores e fazem torrões perfeitos, o que diminui a quantidade usada no mês já que você só retira o torrão. Por serem compostas só por ingredientes naturais, não tem problema se forem ingeridas quando o gato for lamber as patinhas para se higienizar. Elas também não costumam fazer poeira, que é ruim para os pequenos pulmões dos gatos. E, claro, são 100% biodegradáveis. O preço pode assustar a princípio, mas como rendem muito mais, elas acabam compensando!



Farinha de mandioca crua

Daquela que você compra no mercado mesmo! É a versão caseira das areias comerciais mencionadas acima. A grande diferença é que pode ser mais difícil de encontrar, pois precisa ser a crua, e em lugares muito úmidos a mandioca pode azedar (regiões de praia, por exemplo). Você também pode misturar algumas colheres de farinha de mandioca às areias comuns para reduzir odores e facilitar a formação de torrões.



Granulados de madeira

Econômicos e biodegradáveis, afinal, são árvores. Porém, por esse mesmo motivo, é importante buscar marcas que usam madeiras de boa procedência e reflorestamento. O granulado retém muito bem a umidade, mas não forma torrões, então precisa ser trocado com maior frequência (mas não tanto quanto areias de argila!).



Granulados de celulose ou fibras vegetais

Parecidos com os de madeira, os granulados de celulose são, na verdade, substrato para roedores. Como roedores são muito sensíveis, o granulado é atóxico, leve e suave para as patinhas. Feito realmente só de celulose, ele reduz consideravelmente os odores, mas também não forma torrões.