É de graça: plaquinhas caseiras para identificar seu animal

Sabe aquela frase “Espere o melhor, preparese para o pior“? Vale para a identificação do seu pet! Você espera que nunca aconteça de ele se perder, mas se acontecer… não é infinitamente melhor que ele esteja com uma plaquinha com telefone no pescoço? 91% dos cães e 62% dos gatos perdidos com identificação voltam para casa (fonte). Então não perca tempo! Essa dica traz opções de plaquinhas caseiras e ecológicas para você fazer com o que já tem em casa. Se tiver filhos crianças, eles com certeza vão adorar fazer junto com você! Essas opções não substituem a plaquinha de metal, já que a durabilidade é menor, mas mesmo assim aguentam bastante – tempo suficiente para comprar e gravar uma melhor.

Enquanto o cachorro ou gato estiver com a plaquinha caseira, confira sempre se ela está em boas condições e se o telefone está legível. Muitos animais se perdem com apenas a argola da plaquinha na coleira, então é bom ter certeza de que está tudo ok. Também é uma ótima ideia escrever o nome e telefone direto na coleira (se for possível), assim mesmo que aconteça algo com a plaquinha a coleira passa o recado!

Enfim, mãos à obra…

1° Modelo: QUALQUER EMBALAGEM VAZIA

O que você precisa:

  • Embalagem vazia (haha)
  • Marcador permanente
  • Tesoura

Não tem marcador? Use uma fita crepe e caneta bic temporariamente, mas  depois substitua pelo marcador porque ele é à prova d’água.

Passo 1: Consiga a embalagem, serve qualquer uma desde que bem limpinha. A de shampoo é uma boa opção por ser bem grossa e resistente, a que foi usada nesse tutorial é essa abaixo. Teste antes se o marcador pega no tipo de plástico escolhido e se ele não passa tinta para o lado de trás (se passar escreva todas as informações só na frente da plaquinha).
shampoo grossura
Passo 2: Faça um molde no formato da plaquinha. Corte um pedaço da embalagem maior do que o molde para facilitar e marque o formato da plaquinha. Pode ser difícil cortar formas muito complexas se o plástico for duro, mas se der errado você tem todo o resto da embalagem para tentar de novo. Agora pegue o marcador e anote o nome do animal na frente e o ser telefone com DDD no verso.
shampoo0 shampooprontas
Passo 3: Para fazer o furo, esquente a ponta de uma faca no fogo do fogão. O plástico derrete fácil como manteiga, então cuidado para não furar demais! Depois é só finalizar com uma argola de chaveiro para a placa ficar bem segura. Se não tiver a argola, use um cordão. A plaquinha também pode ser costurada na coleira.
shampoopronta1 shampoopronta2

 

2° Modelo: GARRAFA PET

O que você precisa:

  • Garrafa pet vazia
  • Marcador permanente
  • Tesoura
  • Contact claro (opcional)
  • Linha e agulha

Vale a mesma coisa que acima: Não tem marcador? Use uma fita crepe e caneta bic temporariamente, mas  depois substitua pelo marcador porque ele é à prova d’água.

Passo único: Corte o plástico no formato das plaquinhas e escreva o nome do pet. Faça o furo com uma agulha ou faca quente (esquente na boca do fogão). PRONTO! É simples mas garante a segurança do seu pet. Agora é só colocar na coleira do cachorro ou do gato usando uma argola ou cordão. Se quiser incrementar um pouquinho, siga as dica abaixo ou invente outras: colocar adesivos, usar canetas de cor diferente, fazer desenhos (se couber)…
pet1 petsimples
Enfeitando com linha e agulha: o plástico de garrafa é macio e dá para furar com uma agulha comum. Dá para deixar a plaquinha mais bonitinha contornando-a com linha, e você já aproveita para costurá-la na coleira do animal! (veja abaixo como deixar o fundo branco)
pet6 lana
Contact Passo 1: Para melhor proteção e legibilidade, você pode usar o contact. Tem que ser claro para ficar fácil ler as informações, e até transparente serve. O contact vai colocar uma camada protetora a mais na palaquinha. Corte um pedaço do plástico (pode ser torto mesmo). Escreva as informações no verso, com as letras espelhadas (use um modelo se precisar: escreva em outro pedaço normal, vire ao contrário e copie). Assim, a tinta do marcador ficará entre a garrafa pet e o contact. Marque no verso do contact o formato da plaquinha.
pet2 pet3
Contact Passo 2: Corte o contact no formato certo e cole em cima do escrito (sim, no verso da placa). Agora apare o plástico para ficar certinho e faça o furo da argola.
pet4 pet5

É isso aí, acabaram as desculpas para não identificar o pet =)

Plaquinhas custo zero, personalizadas com o tamanho e formato que você quiser. Seu cachorro fica mais seguro, seu gato fica mais seguro, e você pode ter mais tranquilidade. Essas plaquinhas são ótimas para quando você muda o telefone, ou para quando adota um animalzinho novo, ou mesmo, se for protetor (a), para quando doar o animal já doar ele identificado.

todas

1 Comentário