Saiba como é o mundo de um gato cego

A Blind Cat Rescue é uma organização americana especializada no resgate de gatos cegos e gatos FIV/FELV positivos. Para ajudar as pessoas a compreender um pouco mais o mundo dos gatos que não enxergam, eles escreveram esse texto curto porém recheado de informações e curiosidades. Essa versão está traduzida na íntegra.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Blind Cat, visite o site deles clicando aqui. E, se quiser dar uma força para esse lugar maravilhoso, faça uma doação aqui  ;D

hellen

Gatos cegos não sabem que são cegos, eles sabem que são gatos. Eles agem como gatos.

Gatos cegos podem fazer praticamente tudo que um gato que enxerga faz. Eles podem subir em árvores, escalar até o topo do armário e chegar naqueles lugares você não consegue imaginar como eles conseguiram.

Algumas medidas simples facilitam a vida de um gato cego, como manter as coisinhas dele sempre no mesmo lugar – principalmente pratinhos de água, comida e a caixa de areia. Em relação ao resto da casa, viva normalmente; ele se adapta. Se observar um gato cego, você vai perceber que ele estica bem os bigodes, assim ele pode sentir se estiver perto de bater em alguma coisa. Você PODE mexer os móveis, o gato vai se adaptar rapidamente.

Se carregar um gato cego de um lugar para outro, tente sempre colocá-lo de volta no chão em algum lugar que ele possa se localizar bem: perto do pratinho de comida, da caixa de areia ou num ponto em que o chão tenha uma textura diferente (um tapete, por exemplo).

Os gatos podem ficar cegos por vários motivos. Se o seu gato ficou cego de uma hora para a outra, CORRA para o veterinário! Insista para ele checar a pressão sanguínea do gato (a maior parte não costuma fazer isso) – se a cegueira for causada por hipertensão e diagnosticada rápido, pode ser revertida com medicação.

Gatos também podem ficar cegos por causa de diabetes, hipertiroidismo, infecções das vias aéreas superiores e por falta de vermifugação. Os vermes podem migrar pelo corpo do gato e chegar atrás dos olhos, onde destroem os nervos ópticos deixando o animal cego.

Se seu gato está espirrando, tossindo e seus olhos estão sujinhos, CORRA para o vet!

Se seu gato está comendo como um doido e mesmo assim perdendo peso ou bebendo água o tempo todo, CORRA para o vet!

 

Foto: Pete Markham. Essa é a legenda original: 

hellenHelen adorou o ambiente da casa. Ela relaxa na nossa cama sempre que não está disparando pelos cômodos e brincando. Ela é uma gatinha super quieta (quase nunca mia). (…) Helen é cega, uma gata feral que resgatamos e adotamos. Ela tem menos de cinco meses e está ótima. Não saberíamos dizer que ela é cega ao olhar para ela – ela brinca com os outros gatos pela casa toda como um gato que enxerga brincaria. A única coisa que ela não faz é pular nas coisas, em vez disso, ela escala!

2 Comentários