Seu gato coloca brinquedinhos na vasilha de água e de ração?

brinquedinhovasilhaagua

A cena é assim: o gato está correndo pela casa com o ratinho preferido na boca, ou vocês estão brincando juntos com um brinquedo de corda. Alguns minutos depois ele deita e começa a se lamber, só para você descobrir que o brinquedo foi parar… na vasilha de água ou no pratinho de comida!

Apesar de parecer estranho para nós encontrar brinquedinhos encharcados ou cheirando ração, esse é um comportamento bastante comum no mundo dos gatos. E não é só você que fica intrigado, os especialistas do mundo todo também! A teoria mais aceita, porém nunca comprovada, tem a ver, é claro, com o instinto natural dos bichanos.

Os gatos selvagens costumam levar a sobra da caça de volta para suas tocas, para escondê-la dos outros predadores (e não afastar outras presas com o cheiro). A toca é um lugar seguro, onde eles podem deixar a comida guardada para depois sem que ninguém roube.

Isso sugere que quando os gatos domésticos colocam o brinquedinho perto da água ou comida, estão querendo guardar a “caça” para depois. Como eles não têm uma toca propriamente dita, o lugar mais seguro para eles é onde já está guardada a comida e a água: nas vasilhas que nós colocamos. Por esse motivo o brinquedinho ensopado ou cheirando ração é sempre o que ele estava brincando antes, ou o preferido, porque o gato caçou e depois guardou a caça, nada mais natural do que isso… pelo menos na cabeça deles.

 

Foto: Lisa jasra

Comentários desativados.