Eles realmente vêem coisas que nós não vemos

gatos visao ultravioleta

Todo mundo já se deparou com um gato, ou cachorro, olhando “pro nada”. E caçando o “nada”. Surpreendentemente, uma pesquisa publicada na Proceedings of the Royal Society B mostrou que eles realmente estão vendo coisas que são invisíveis para nós: os raios ultravioletas.

Gatos, cachorros, renas, morcegos, furões, alguns pássaros e insetos têm olhos que conseguem captar essa forma de luz, enquanto a estrutura ocular humana impede que os raios cheguem à retina. Isso significa que para eles o mundo é muito mais cheio de marcas, listras e manchas psicodélicas do que para nós.

Flores que humanos vêm como sendo de uma cor só, podem ter várias marcas e texturas em ultravioleta. Além disso, os pássaros têm marcações chamativas nas penas que passam despercebidas para humanos, mas são visíveis para esse animais. Outra coisa que estamos perdendo são as marcações de xixi. Se enxergássemos como eles, provavelmente veríamos à distância várias manchas nos postes, caçambas, calçadas e até naquele tapete da sala que o pet já marcou quando ainda era bebê.

Isso pode explicar porque os gatos ficam tão obcecados com uma folha de papel. Muitos clareadores industriais usados para deixar o papel branco têm um brilho que absorve raios ultravioleta, o que pode fazer aquele sulfite que você deixou em cima da mesa ter uma aparência bem curiosa para seu gato. O mesmo acontece com alguns tecidos, tintas, cosméticos e produtos de limpeza.

Os pesquisadores responsáveis pela descoberta são o biólogo especialista em visão da City University London Ronald Douglas e o neurocientista da University College London Glen Jeffery. Douglas explica, porém, que esse “superpoder” tem um viés – a visão fica menos nítida: “Se tem uma coisa que os humanos são bons é enxergar detalhes. Talvez por isso tenhamos lentes que filtram o UV. Se não tivéssemos, o mundo ia parecer mais embaçado.”

Agora, para matar nossa curiosidade de como eles vêm o mundo sem perder a nitidez, é só comprar uma luz negra. As lâmpadas ou lanternas de luz negra, aquelas do CSI, refletem os raios ultravioleta e ajudam a ver o que estamos perdendo – ou a limpar o lugar certo no tapete.

Owl Banding on Vancouver Island BC, Canada. xixi carpete luz negra

flores uv

Com informações da Discovery News 

Fotos: Iñaki Mateos, Bird Fellow, Exceptional Carpet Cleaning e Gianluigi Bertin

1 Comentário

  • jamile disse:

    seria bom uma lanterna destas…ai eu poderia ver as marcas de xixi espalhadas pela casa…aquelas q eles fazem a noite…e q quando chega de manha vc sente o cheiro,limpa,mas parece q não adianta…