Fácil e barato: fonte de água para gatos feita em casa

fonte de agua caseira para gatos pronta

Os gatos adoram água fresca e corrente, o que explica a fascinação deles por torneiras abertas e o chão do Box. Isso porque, claro, eles amam coisas que se mexem e porque a água parada (num ambiente natural) tem mais riscos de estar contaminada por parasitas e bactérias – e eles são espertos o suficiente para evitar isso.

Sendo assim, eles acabam se entretendo mais e bebendo mais água se tiverem uma fonte à disposição. Existem vários modelos sofisticados na pet shop, com silenciadores e filtros para garantir a pureza da água. Mas, sinceramente, seu gatinho já vai ficar muito feliz com uma bombinha de água numa tigela. Veja como fazer:

fonte de agua caseira para gatos materiais

 

Materiais

– Tigela / bacia

– Cumbuca ou molheira para esconder a bomba

– Bombinha de água (custa de 15 a 30 reais, dica: o Mercado Livre é cheio de opções), algumas precisam de uma mangueirinha transparente para funcionar (compra no mesmo lugar e custa centavos)

– Enfeites opcionais para deixar a fonte mais bonitinha, como pedrinhas coloridas, plantas, bichinhos de porcelana. Só certifique-se de que nada que vai entrar em contato com a água seja tóxico para o gato e não use colas.

 

Como fazer

fonte de agua caseira para gatos passo 1 fonte agua caseira gatos

A cumbuca serve para esconder a fonte, então precisa encaixar no tubo de saída da água. Use uma furadeira e faça o furo com um tamanho que encaixe bem justinho no tubo, assim o gato não consegue “desmontar” a coisa.

Não tem furadeira? Se a cumbuca for de plástico, esquente com cuidado a ponta de uma faca no fogão e vá derretendo o plástico e moldando o furo (esse da foto foi feito assim, por sinal).

Depois é só encaixar no tubinho da fonte e colocá-la na água antes de ligar na tomada, as bombinhas já vêm com ventosas para fixar no fundo da tigela. Veja o resultado final no vídeo abaixo.

 

 

Cuidados com a fonte

– Continue trocando a água com frequência e limpando a tigela e enfeites semanalmente.

– Nunca ligue a bombinha na tomada sem que ela esteja na água – vai queimar!, e deixe o nível de água sempre alto para que ela fique inteiramente submersa.

– A bombinha precisa ser limpa de 15 em 15 dias para evitar que queime, é só abrir o compartimento de trás e tirar pelos e sujeirinhas (veja o vídeo abaixo para entender melhor).

 

 

 

fonte caseira para gatos com filtro de carvãoSugestão para filtragem da água

Caso queira ir ainda além e filtrar a água, você pode usar um filtro de carvão ativado. Eles são vendidos em pet shops como refil para as fontes industriais e é indicado que sejam trocados de 3 em 3 meses, ou menos dependendo da fabricante. Tudo o que você precisa fazer é dar um jeito de a água passar pelo filtro antes de chegar na fonte.

Essa foto ao lado é a solução encontrada no Flickr do Scott Ashkenaz.

 

8 Comentários

  • valéria disse:

    tenho um gatinho e vou dar a ele uma fonte,ele teve infecção urinária,então prometi que se ele melhorasse,eu ia dar a ele de presente,amei a dica,vou tentar fazer em casa.

  • […] Para resolver os miados desesperados e incentivar seu gato a beber mais água e ser mais saudável, dê-lhe uma fonte de presente! Você pode comprar uma pronta na pet shop ou fazer uma em casa gastando bem pouquinho (veja um modelo fácil aqui). […]

  • Roseli disse:

    Olá, vc poderia dizer o modelo da bombinha? Eu procurei mas não achei deste modelo que fica fixo no fundo.

    • GatinhoBranco disse:

      Vixi, essa foi comprada no exterior :/ Mas em loja de aquário, de jardinagem ou decoração (que tenha fontes) você encontra esse tipo. No Mercado Livre costuma ter tb.

  • Lis Comunello disse:

    Dei azar com a minha bombinha: ela é tão forte que vira um chafariz, joga água pra todos os lados e os gatos acabaram se assustando com ela. Precisei usar a mangueirinha e mesmo assim deixando a ponta livre submersa, então a água fica em movimento, mas não tem queda d’água como eu gostaria (acho que fica mais atrativa pros gatos). Por isso agora, quando comento sobre fazer fonte em casa com alguém, sempre sugiro que na hora de comprar a bombinha peçam a mais fraca que tiver na floricultura. rs…

    • GatinhoBranco disse:

      Normalmente as bombinhas tem uma chavezinha na lateral para regular a pressão, Lis. Senão, vai numa loja de aquário e compra a mangueirinha (custa centavos o metro) que você consegue direcionar a água :)

    • Madalena disse:

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk … engraçado!

  • Ótimas idéias para a saúde e diversão de nossos bebês…com quase nenhum custo! Belo trabalho! ! Parabéns! Adorei farei todos!!