Guia fácil de enriquecimento ambiental para gatos

24/09/2020=^.^=

O que é?

Enriquecimento ambiental é adequar o ambiente em que você vive, que é humano, para acomodar também as necessidades dos seus filhos peludos. Afinal, quando você vai mobiliar uma casa, vai colocar sua cama, seu sofá, suas estantes, tapetes, mesa, cadeiras, decoração, tudo o que você precisa para se sentir bem naquele espaço e atender a demanda do seu dia-a-dia. O gato precisa da mesma coisa: um ambiente pensado para as necessidades dele.

 

E quais são as necessidades dele?

Como animais semi-domésticos, os gatos precisam de um ambiente ao mesmo tempo acolhedor, protegido e que imite o que ele teria na natureza. Ou seja, com lugares para escalar, dormir, espreitar do alto, se entocar, andar escondido, arranhar… O segredo é olhar para o ambiente natural, perceber o que ele oferece e tentar imitar em casa.

 

Então preciso plantar uma árvore na minha sala?

Não! A árvore é um local para arranhar, espreguiçar, escalar, tirar um cochilo do alto. Exatamente como… um arranhador do tipo “condomínio”. Os arbustos servem para o gato andar ou dormir escondido, como os túneis e tocas. Troncos altos servem para observar a área de uma distância segura, como as prateleiras.

E assim você vai construindo um ambiente onde o gato pode fazer tudo aquilo que nasceu para fazer, dando a ele muito mais qualidade de vida e eliminando a insegurança, o tédio e vários comportamentos indesejados.

O que precisa então?

Não existe uma fórmula mágica, cada gato é um gato e tem preferências próprias de altura, inclinação dos arranhadores, disposição das coisas, formatos e materiais. Ou seja, o que é preciso mesmo é conhecer seu gato!

Mas mesmo sem uma fórmula mágica, é possível listar as necessidades básicas da espécie como um todo. Esse básico, o ponto de partida para adaptar para as preferências de cada gato, inclui:

  • Arranhadores: vários, firmes e de tamanho adequado para o gato poder se esticar e espreguiçar.
  • Caminhas e tocas: suspensas ou não.
  • Prateleiras, condomínios, árvores: coisas para subir.
  • Túneis ou vãos entre os móveis e a parede para andar despercebido.
  • Lugares para deitar e observar o movimento da sala, da rua, da TV de gato (conheça aqui).
  • Puzzles e desafios para estimular a inteligência: com petiscos ou a própria ração.
  • E não se esqueça da brincadeira diária! Leia sobre isso, aqui.
 

E como sei as preferências do meu gato?

Observando o que ele gosta de fazer, como faz, onde faz e quais materiais, espaços, alturas e orientações prefere. Se ele ama fica em cima das estantes e da geladeira, ele precisa de prateleiras altas para pode andar por um ou mais cômodos sem precisar tocar as patas no chão. Se ele é um gato assustado que fica embaixo do sofá e da cama, precisa de mais túneis e tocas para se sentir seguro ao se deslocar pela casa.

Se é um gato muito ativo, precisa de puzzles e atividades para estimular a inteligência. Se gosta de ficar tranquilo e observar tudo, precisa de uma estante ou caminha perto da janela. Se ele destrói o sofá da sala, precisa de um arranhador vertical grande e firme (ou de autorização para continuar usando o sofá, que já é o arranhador perfeito).

Mas tudo isso é muito caro!

Toda família que convive com animais sabe que oferecer a qualidade de vida que eles precisam e merecem é realmente caro. É literalmente ter mais um filho na casa. Mas, felizmente, quando o assunto é enriquecimento ambiental, a coisa não precisa pesar tanto no bolso!

É só usar a criatividade: gavetas, escadas de madeira, caixotes podem virar ótimos condomínios e prateleiras. Alguns metros de sisal ou carpete e você transforma qualquer pé de mesa ou lateral de armário em um arranhador. Caixas de papelão são ótimos túneis e tocas.

Garrafas furadas ou um copo alto com petiscos para pescar dão bons quebra-cabeças. Uma camiseta velha e arame de cabide podem virar uma cabana. Qualquer cordinha e vara se transforma em um brinquedo interativo.

A verdade é que você pode enriquecer o ambiente só de trocar alguns móveis de lugar: colocar uma estante perto da janela, aproximar o sofá do rack e do aparador para o gato dar a volta no cômodo pelo alto… É só se colocar no lugar do gato e você vai começar a ver várias possibilidades!

 

Para saber mais…

Separamos alguns posts com o assunto de enriquecimento para você se inspirar, mas existem muitos outros aqui no site mesmo. Use a busca no topo da página para ver tudo :)

 

Foto: Mr. Thinktank