10 sinais de que seu gato confia em você

Ganhar a confiança de alguém exige dedicação e paciência, principalmente quando estamos lidando com espécies diferentes. Porém, quando conquistada, a confiança de um gato é um presente para a vida toda e uma incrível demonstração de amor.

Veja abaixo 10 formas de seu gato demonstrar que confia em você e não desanime caso ele ainda tenha dificuldades em se entregar totalmente, animais resgatados de maus-tratos ou das ruas têm incontáveis e inimagináveis motivos para ter medo! Eles podem levar anos para voltar a confiar em alguém da nossa espécie, mas você pode sim ajudá-lo a superar seus traumas — veja como ganhar a confiança de um gato neste outro post aqui.

1. Virar de barriga para cima
A barriga é uma das regiões mais vulneráveis do corpo e grande parte dos animais só a expõe para quem realmente confia. Mas atenção: isso não é um convite para você encostar nela! A maioria dos gatos se incomoda com agrado na barriguinha – e se o seu faz parte da minoria que não se incomoda, é mais um sinal de confiança.

2. Piscar lentamente
É o “eu te amo” dos gatos, um gesto voluntário que indica que ele está tranquilo e confiante na sua presença – e que ele quer que você saiba disso! Leia mais aqui.

3. Dormir perto de você
Quando está dormindo, seu gato está vulnerável. Se ele dorme no sofá, na cadeira ou na cama com você, é porque se sente seguro ao seu lado. Veja mais sobre isso, aqui.

4. Virar as costas para você
Parece estranho, parece birra, mas na verdade esta é mais uma forma de demonstrar que ele confia em você! Afinal, ficar de costas também é ficar vulnerável.

5. Cheirar sua boca
Você não vai chegar perto da boca de uma ursa com filhotes, vai? A boca é onde estão os dentes, afinal, e é preciso confiar para se aproximar deles, mesmo que você seja um gato e os dentes sejam de um humano.

6. Deixar você manuseá-lo
Pegar no colo, segurar as patinhas, dar beijinhos… essas coisas não são muito naturais para os gatos, para alguns são até um incômodo. Ele permitir que você faça isso é um sinal não só de confiança mas também de amor, pois seu gato precisa superar todos os instintos selvagens que estão gritando “fuja” na mente dele (por isso ele te morde às vezes no meio de uma sessão de carinho).

7. Fazer contato ocular
Olho no olho é algo muito invasivo (para todo mundo, até humanos). Sustentar contato ocular sem se sentir ameaçado só é possível com muita confiança.

8. Dar cabeçadas e passar na sua perna
É com cabeçadas que os felinos se cumprimentam, e é passando a bochecha e a ponta da cauda nos outros que eles deixam o cheirinho deles, é como eles dizem “hey, gosto de você, você faz parte da minha família”.

9. Andar com o rabo em pé
Cauda erguida é sinal de gato confiante. Se seu gato anda com o rabo em pé na sua direção ou pela casa, ele se sente seguro no ambiente – e na sua presença. E se a pontinha estiver tremendo, é sinal de alegria. Quando se curvar no formato de uma interrogação, é um convite para vocês brincarem.

10. Comer perto de você
Gatos tendem a evitar comer na presença de estranhos ou pessoas que fazem eles se sentirem desconfortáveis. Permitir que você se aproxime enquanto ele come também é um sinal de confiança, tanto por mostrar que acredita que você não irá roubar a comida dele quanto por ser mais um momento em que ele está vulnerável. O mesmo vale para beber água e usar caixinha de areia.

 

Foto: Mitch & Bonnie Lewandowski 

Comentários desativados.