7 erros comuns que você pode cometer quando escolhe a ração do seu gato

Para entender a importância da ração para a saúde do seu gato, pense que é dela que seu gato tira os nutrientes que precisa para se manter vivo. Basicamente, se a ração tem falta de algum nutriente, o corpo do seu gato terá falta dele também. Se a ração tem excesso de alguma coisa (tipo sal e corantes), o corpo do seu gato também terá excesso.

A curto prazo, o problema vai se contornando, o corpo se adapta… mas meses ou anos de uma dieta inadequada vão uma hora ou outra causar problemas, e só então o estrago que uma ração ruim faz fica evidente. Infelizmente, muitas vezes ele é irreversível e muitas vezes é descoberto tarde demais.

Prevenir é a melhor opção. E convenhamos que não é difícil, a ração já vem pronta, é só pegar o pacote certo na pet shop. Então preste atenção aos erros abaixo para não cometê-los e… bon apetit para o seu amigo!

 

como escolher ração gato

1. Escolher pelo preço

É meio óbvio que não se deve fazer isso, mas é comum, principalmente quando o orçamento aperta. Só que o que você poupa em ração vai ser gasto três vezes mais no veterinário. Não é preciso comprar a mais cara da pet, mas para ração, normalmente, quanto mais barata menos proteínas da carne e mais grãos. E só para constar: grãos não fazem parte da dieta natural do gato.

 

como escolher ração gato 2

2. Ignorar os termos Premium e Super Premium

Esses termos existem por uma boa razão: eles nivelam a qualidade do alimento. As rações Super Premium são as melhores, normalmente com uma porcentagem maior de proteína animal e mais equilibradas nutricionalmente. As Premium vêm em seguida e por fim as “normais”. Só que um outro erro comum é…

 

rotulo racao

3. Acreditar na embalagem

Não é porque o rótulo diz Super Premium que a ração é mesmo Super Premium. Também não é porque diz que mantém o seu gato saudável e que tem quibes recheados de carne que você pode acreditar. Só lendo as informações nutricionais para ter certeza (ou perguntando para o vet), mas um bom indicativo é o aspecto da ração. Quanto mais seca e mais fácil de esfarelar a ração for, pior ela é. No geral, rações Super Premium de verdade têm um aspecto úmido/oleoso e não esfarelam com facilidade.

 

racao colorida gatos

4. Achar que grãos verdes são vegetais saudáveis

O verde é corante. Se fossem vegetais, seu gato provavelmente só comeria os grãos vermelhos. Rações coloridas estão entre as grandes vilãs da alimentação saudável pois são lotadas desses corantes. E corantes de cores que seu gato não enxerga, por sinal. Para ele, o vermelho, o bege e o verde se misturam no pratinho e vira tudo a mesma coisa. Além disso…

 

escolher racao gato premium

5. Achar que vegetais e cereais são saudáveis

Os gatos são exclusivamente carnívoros, o que quer dizer que num ambiente natural só comeriam carne e eventuais vegetais que estivessem no estômago da presa. Milho, arroz, soja são acrescentados à ração como complemento (pelas fibras, por exemplo) e enchimento (literalmente para encher o pacote) em quantidades muito acima do natural. Os gatos não precisam de tantos vegetais e não processam carboidratos como nós, então quanto mais produtos de origem animal no rótulo, melhor.

OBS: A discussão se gatos domésticos podem ou não ser vegetarianos (com suplementação) tem bons argumentos para os dois lados mas não se encaixa no tema dessa matéria, fica para uma próxima!

 

racao umida gatos

6. Achar que sachê é mimo

Sachê, patê e latinhas são comida, são as chamadas rações úmidas. Não faz mal dar de mimo, os gatos adoram e é uma opção saudável. Mas vale a pena inserir na alimentação regular do gato. As rações úmidas têm mais água na formulação e ajudam a manter o trato urinário dos gatos mais saudável. São ótimas para animais castrados, diabéticos e obesos. Na Europa e nos Estado Unidos, é mais comum alimentar os animais só com latinhas do que com ração seca. Converse com seu veterinário para formular uma dieta que substitua parcial ou totalmente a ração seca por úmida.

 

escolher melhor racao gato

7. Deixar o gato escolher

Quantas vezes você já não ouviu a frase “Eu dou essa porque ele adora”? Pois é a pior coisa para se falar de uma ração! As piores marcas, para compensar o excesso de enchimentos e a falta de carne, são cheias de sal e aromas artificiais – ou seja, são a junkie food dos gatos! Eles amam rações assim, mas elas são perigosíssimas para a saúde – principalmente para gatos castrados que podem ter problemas urinários. A mudança pode ser complicada já que muitos gatos literalmente viciam nas marcas ruins; faça a substituição de forma bem gradual e, se necessário, limite os horários de alimentação do gato para que ele fique com mais fome na hora de comer.

 

Por fim… não se esqueça das necessidades específicas do seu gato!

Filhotes, idosos, castrados, obesos, diabéticos… Existem gatos e gatos, cada um é único e tem necessidades específicas. Elabore uma dieta equilibrada e especial junto com o veterinário do seu amigo!

 

Fotos: 1 e 2. Bjorn Hermans, 3.  Dave 77459, 4.  Mark Turnauckas, 5. Cloudtail, 6.  Mr. Greenjeans e 7. Takashi Hososhima

59 Comentários

  • Eu amo meu Gato disse:

    Olá, gostei muito da matéria, parabéns! E, gostaria de ajuda: Sempre dei a ração seca e úmida Whiskas ao meu gatinho e a um mês atrás teve problemas intestinais/obstrução total, não conseguia defecar de jeito nenhum…Levei ao Vet para desobstruí-lo e ele me disse que a ração estava prejudicando o intestino do meu gatinho. Ele melhorou e o Vet passou uma nova ração que foi a Golden, porém ele não tem gostado da ração fica pedindo da outra, e nisso finjo que estou comendo da ração para estimulá-lo a comer e tem dado certo. Só que, estou no segundo pacote da ração e não está adiantando mais eu estimular ele finjindo que tbm estou comendo da ração ele quase não está comendo mais…E não gosta de sachê nenhum, o Vet passou um que não me recordo o nome, comprei e comeu um pouquinho e não quis nem saber mais….E só lambe quando dou… Sinto que a ração é boa no quesito das fezes e da urina, não cheirarem tão forte como antes. Mas, sinto que ele come e ainda fica com fome…O QUE EU FAÇO? Pois, ele não gosta de sachê e tbm está rejeitando a ração por não ser tão atrativa em seu cheiro…ME AJUDA, POR FAVOR! Muito obrigada, e parabéns pelo artigo.

    • =^.^= disse:

      Olá! Se ele já teve um problema intestinal, é bem importante encontrar uma ração úmida que ele goste para intercalar ou tentar fazer papinha de alimentação natural (carne). A Fancy Feast e a Royal Canin são muito palatáveis, a Pet Delícia também é muito boa e não tem contém grãos. Quanto à ração seca, a melhor pessoa para indicar é o vet dele, mas geralmente as recomendações são de linha veterinária (Royal, Hills) ou a ND Natural e Delicious da Farmina, que é uma ração italiana sem nada de grãos, por se assemelhar mais à alimentação natural dos gatos ela costuma ser ótima para intestinos sensíveis. É uma ração cara, mas rica em proteína animal, então os gatos comem menos e acaba compensando o preço. Miaubrigada pelo elogio! =^.^=

  • Eu tenho dois gatos, um de 1 ano e 5 meses e a outra de 8 meses. Costumo dar a eles Premier Pet Gatos Castrados (super premium). A veterinária deles gosta dessa ração e me indicou também a Equilíbrio Gatos Castrados (super premium). Ela realmente é boa?

  • Ótimo blog! Parabéns!

  • Renata disse:

    Olá, Tenho um gato macho de 4 anos (vl com Palheiro), ele desde pequeno sempre recebeu ração Sabor e Vida – carne crua, água filtrada, Teve recentemente um problema de obstrução da bexiga – fez tratamento por 7 dias -e a pedido do Vet comecei a tratá-lo com Royal urinaria – por 3 meses – e agora por uma semana estou misturando a Royal Urinária (1,5k) com a Golde Premim gatos castrados (1k) – percebi que ele diminuiu frequência de urinar de 2x por dia para 1x. Ainda é considerado normal? Levando em conta que esta semana esta bem mais frio que os dias normais.

    • =^.^= disse:

      Ih, Renata, pior que isso varia muito de gato para gato, sem exames não tem como ter certeza! Nos dias frios eles realmente bebem menos água (= menos xixi), já viu o post de como incentivá-los a beber mais água (http://gatinhobranco.com/?p=2108)? Fora isso você pode observar a posição que ele urina para ver se está sentindo dor (dá uma busca no Google que tem bastante imagem comparando a posição normal com posição de dor).

  • Júlio Cesar disse:

    Minha gata tem 2 anos de muita saúde.
    Começou com a Cat Chow filhotes e depois para o “Ambientes Internos” pois minha casa é pequena e ela não vai para a rua.
    Fica doida pelo Sache da Friskies de Frango que só falta querer arrancar da nossa mão.
    Minha esposa decidiu mudar para a Golden a um mês e pouco e reparei que ela come com uma frequência MUITO menor e tem feito muito POUCAS fezes, que agora são bem menores, secas e muito escuras.
    As vezes coloco um punhado da Cat Chow que sobrou e ela devora que dá gosto.
    Faz mal misturar ração de vez em quando?

    • =^.^= disse:

      Só de vez em quando não tem problema não :) O que não adianta é misturar sempre, que a ração ruim acaba só tornando a ração boa pior.

  • Nanci Tgo L disse:

    Temos uma gata já com 16 anos e estavamos dando a ração Premier para gatos castrados por uns 6 meses e ela estava muito gorda e com problemas de pele, nós trocamos pela Natural Guabi que não tem conservantes ou corantes e ela melhorou muito e emagreceu também, para nós até agora foi a melhor ração que demos, mas como nãop é tão conhecida as pessoas não usam. A minha gata bebe muita água naturalmente por isso ércebemos que a ração seca não faz mal, tenho experiencia pois crio gatos desde que me conheço por gente há mais de 50 anos. Espero ter ajudado, um abraço à todos e parabéns pelo site!

  • giovana disse:

    ja perdi varios gatos por falta de informação achava que ração era ração,agora nem minha cachorra come qualquer coisa kkkk/gostaria de saber qual site que compra ração pela internet.

  • Bom dia, tenho 7 felinos, dou ração umida royal canin, mas o mais novo gostou da sabor e vida, minha esposa levo ao veterinario e ela disse que esta ração tem poucos nutrientes e com isto ele esta magrinho e os pelos cairam, os demais adoram a royal, a seca dou Premier frango ambiente interno e adoram, agora tem uma dica de uma boa ração umida, para dar ao pequeno, ja que ele não tem comido a Royal. grato

    • =^.^= disse:

      O Fancy Feast costuma fazer muito sucesso, é aquela latinha menor. Tem também a Pet Delícia, que é mais natural, sem grãos e super saudável. Às vezes eles enjoam do sabor, você pode também tentar variar o sabor da própria Royal (que é ótima) e ver se ele não aceita.

  • Janr disse:

    Tenho um casal castrado. Ambos adotados. Tentei dar a Gold Premium, ambos rejeitaram, eles gostam da Sabor e Vida e Friskies. Dou ração úmida todo dia, eles adoram as latinhas da Kelcat e sabor e vida..Tb dou os saches da sabor e vida e Friskies..De 1 a 2x vezes por semana eu dou uma carne crua de boa qualidade, geralmente é salmão picadinho, ou filé mignon (foi orientação da Veterinária), é a mesma carne que consumimos, ou seja, de qualidade,porém crua e sem tempero. Procuro não economizar com a alimentação dos meus gatos, dentro do possível procuro dar o melhor para meus queridos peludos.

    • Paula disse:

      é preciso ter e atenção a ração húmida… uma coisa são os biscoitos que o artigo fala…outra coisas são as latinhas ..o meu veterinário disse que as gatinhas é muito de vez em quando

  • amiga verde disse:

    sempre dei a “sabor e vida” para meus gatos de 5 e 6 anos…e agora deu pedra na bexiga do macho castrado…mandaram trocar…mas to achando que trocar por goldem daria no mesmo pelos dois serem premium…será?

    • =^.^= disse:

      A Golden gatos castrados é muito boa, mas se ele já está com pedra na bexiga é melhor trocar por uma super premium ou, dependendo do caso, até de alguma linha veterinária específica para problemas urinários. Troca uma ideia com o vet dele para ver qual a melhor opção.

  • Carla disse:

    Os meus comem das duas, Whiskas e Friskies só comem dessas ha muitos anos, estão super bem, pelos saudáveis, brilhantes. Se deram bem com essas marcas.

    • Bárbara Sardelli disse:

      Suspenda a Whiskas caso você realmente ame seus peludinhos, Friskies também não é uma das mais recomendadas, ambas trazem problemas a longo prazo, infecção urinária e pedras nos rins, por causa da quantidade de corantes e conservantes, muitos gatos não demonstram a dor e escolhem essas “rações de supermercado” por causa dos aromatizantes fortíssimos e cereais que os estufam mas não têm nenhuma proteína. Opte por Royal Canin, ProPlan entre outras premium, são mais caras mas rendem muito mais pois não os estufam e sim os alimentam, reduzindo o odor das fezes , diminuindo a queda de pelos, prevenindo doenças e os deixando lindos e saudáveis.

  • marcia disse:

    Minha gatinha come a golden e sache pelo menos 2 vzs por semana. Quanto a água, ela bebe pouco, então, passei a por um pote com agua em locais estratégicos, como na passagem da sala pra varanda. Ela bebe tudo.

  • Christina disse:

    Olá, não gosto de dar ração mas é a unica coisa que minha gata come e sempre tive dúvidas sobre o que dar. Estou dando Gran plus, será que ela e boa?

    • =^.^= disse:

      É bem difícil mesmo acostumar os gatos à alimentação natural, tem que ser um processo muito gradual – e lento! Alguns gatos levam meses para fazer a transição. Sem contar que é altamente recomendado ter o acompanhamento de um vet nutricionista. Mas existem rações sem grãos que são mais próximas da alimentação natural, a ND da Farmina é excelente (ela parece ser cara, mas como é melhor aproveitada os gatos comem menos e acaba compensando). A Gran Plus é boa sim, ela é premium e tem aquelas embalagens maiores que vêm com a ração separadinha, o que ajuda a conservar e manter o aroma que é super importante para eles.

  • julha disse:

    Faltou falar do corante. Tem rações que o corante é muito forte e pode prejudicar o animal. Eu uso sempre a Golden que é da cor bege.

  • Letícia disse:

    Tenho dois gatos e uma gata,todos castrados.Eles viveram de Cat Show e rações baratas muito tempo,principalmente os mais velhos,por falta de experiência minha.Nunca dei Whiskas pq a veterinária não aconselhava,ela falava de uma outra e eu não sabia qual era… Até um dia no petshop que me mostraram a Golden Premium pra gatos castrados e só compro ela.O sachê compro da Whiskas e sempre dou,eles amam.Não comem absolutamente nada que não seja ração.Acho essa boa,mas gostaria de dar Royal pq todo mundo fala,mas não tenho condições.Espero que as baratas não façam estrago esses anos todos rs

  • Thalita disse:

    Oi tudo bem?

    Hoje meus gatos comem a Equilibrium para gatos castrados ela é realmente boa?

  • Aninha disse:

    Oi eu gostaria de saber se a ração whiskas em sache e a normal no caso a de pacote mais grande é uma boa opcao dar.. sou nova nisso pois logo vou ter meu primeiro filhotinho de gato entao nao sei direito… se puder me responder agradeço ^^

    • Bárbara Sardelli disse:

      Suspenda a Whiskas caso você realmente ame seus peludinhos, ela traz problemas a longo prazo, infecção urinária e pedras nos rins, por causa da quantidade de corantes e conservantes, muitos gatos não demonstram a dor e escolhem essas “rações de supermercado” por causa dos aromatizantes fortíssimos e cereais que os estufam mas não têm nenhuma proteína. Opte por Royal Canin, ProPlan, Golden entre outras premium ou super premium, são mais caras mas rendem muito mais pois não os estufam e sim os alimentam, reduzindo o odor das fezes , diminuindo a queda de pelos, prevenindo doenças e os deixando lindos e saudáveis.

  • Najara disse:

    Meus gatos têm 3 meses e a veterinária indicou pra eles a matisse, eles comem desde os 40 dias. Essa ração é boa?

  • Petrine disse:

    Eu tenho 2 gatos e ja passaram por varias rações porem as fezes deles eram muito moles, agora dou a Wiskas, que dizem ser premium, isso é verdade? ela é boa?

    • simone disse:

      Não de wiskas é a pior ração que existe, minha gata comia e ficou doente, a Golden não é barata, mais é a melhor, mas se amamos nossos gatos como filho vale a pena, tenho 4 gatos e uma cachorrinha meus filhos.

  • Nadia disse:

    Meus 4 gatos d-e-t-e-s-t-a-m patezinho, sache, essas coisas. Hoje, a preferência, minha e deles, é a Golden Gatos Castrados, mas na hora do aperto (compro ração pela internet e às vezes a entrega demora) eles comem razoavelmente bem a Cat Chow.
    Muito boa também a Cat Premium Royal, mas tenho medo da obesidade… uma delas mesmo comendo ração para castrados está uma bolota!
    Ah, quando quero mimá-los em vez de sachê eu dou iscas de fígado de boi (sem sal, tempero, etc, só passada na frigideira mesmo). Eles encouquecem!!!

  • Boa noite
    Eu tenho 4 gatos que amo,dois deles apareceram com cristais na urina.
    Sempre lhes dei ração da royal,mas desde há 2 anos dou-lhes ração da SPECIFIC CP da gama Vet.Eles já não têm cristais.Amim parece-me uma ração muito boa.
    O que acham?
    Obrigada
    Maria do Rosário Satúrio-Pires

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Maria! Se seus pequenos já tiveram cristais, é melhor você buscar um veterinário especialista em nutrição para fazer a dieta deles, ok?

  • Adriana disse:

    Olá li todas os comentários sobre as rações e gostei bastante da matéria, tenho dois gatos machos eles tem quase dois anos cada; e tenho dado a ração Golden frango , porém como eles são castrados eles não aceitam a ração para gatos castrados será que pode prejudicar .. Ah também a ração de sachê eles só lambem o caldinho já tentei várias a única q eles comem um pouco é da friskies. Vocês teriam outra sugestão . obrigada.

    • GatinhoBranco disse:

      Tem o Fancy Feast, é mais caro que os sachês, mas os gatos A-M-A-M!

  • Bia disse:

    oi. Gostei dos esclarecimentos…geralmente compro a Matisse (Farmina), 7,5 kg, pq tenho 4 miaus. Mas as vezes numa emergencia, qdo topo c uma Cat Show Ambientes Internos no mercado eu levo…será q tem problema? E o sache é todo dia, um dividido pelos 4 + agua, eles enjoaram um pouco dos grãos, mas o caldinho sempre lambem…eles amam beber agua, até da torneira…rsrsss….amores da minha vida S2

  • lidiane disse:

    meus gatos so comiam a wiskas dai troquei para a friskies porem fico em duvida qual delas e melhor para eles poderia
    me ajudar

    • GatinhoBranco disse:

      A Whiskas e a Friskies são igual fast food para os gatos, eles amam, mas elas têm muito sal e corante justamente para mascarar a falta de proteína animal e ficar palatável. Pode nunca dar problema, mas também pode causar males graves (principalmente para um machos castrados). Se puder investir um pouco mais, a Golden/Premier é a mais em conta das rações premium, mas com certeza o veterinário dos pequenos vai saber te indicar o melhor para eles.

  • Monique disse:

    Meus gatos odeiam ração úmida.
    Comprava um montão, chegava em casa toda empolgada para dar a eles, mas sempre vi a mesma cena: chega no pote feliz, dá uma boa olhada pra ração e depois pra mim. No máximo lambem o caldinho, mas a comida que é bom nada, vai toda pro lixo.
    Ainda tenho algumas no armário e já vi que vão estragar lá ou no pote.

  • Priscila disse:

    Porque então, quando os gatos ficam mais velhos, eles tem a mania de comer tudo? A minha aos 10 anos já estava comendo pão árabe, pão de queijo, batata frita, arroz, feijão, e entrando na lava louças. Estaria a pobrezinha caduca? hehehe

    • GatinhoBranco disse:

      rsrs provavelmente ela foi adaptando o paladar ao longo da vida, foi uma questão de ir se acostumando. Tem gato que come de tudo igual cachorro, e tem gato que torce o focinho até para os melhores sachês. 10 anos é jovem ainda para um gato, mas eles podem sim ter sinais de disfunção cognitiva (semelhante ao Alzheimer).

  • Anne disse:

    Muito boas as dicas, mas senti falta de indicação de marcas! Acho que muitos donos ficam perdidos como eu na hora de escolher, e indicar algumas rações boas ajudaria bastante. Que tal? ;-)

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Anne! A gente evita falar de marcas nas matérias por dois motivos: 1) não queremos fazer propaganda; 2) varia muito de acordo com o gato e o orçamento da pessoa. A mais em conta das rações premium é a Golden/Premier, que tem até uma linha de gatos castrados. A Cat Premium (linha premium da Royal Canin) já é um pouco melhor e mais cara, mas pouca coisa. Dos sachês e patezinhos, até o da Whiskas é excelente. Mas, lembrando, se o gato tiver necessidades especiais quem tem que fazer a dieta dele é o veterinário, ou nutrólogo-veterinário. :)

  • maria josé disse:

    Eu dou a Golden gatos castrados da Premier, será que é boa? ou pode fazer mal aos meus gatos mais tarde, ela não tem corantes, mas não sei sobre o restante dos ingredientes, pois não entendo bem. Gostaria muito de saber a respeito, se puder me ajudar com sinceridade agradeço muito.

    • GatinhoBranco disse:

      A Golden é ótima :)

      • Maria José disse:

        Muito obrigada pela informação, assim fico mais tranquila. Tinha pensado em mudar para a Cat Premium que vc disse que é um pouco melhor, mas não tem para gatos castrados e os meus são, aí fico preocupada deles engordarem muito hehe. Agora preciso arrumar formas de eles tomarem mais água. Muito obrigada novamente.

        • Sabrina disse:

          Também tinha essa mesma dúvida. Dou golden castrados pros meus dois gatinhos, já experimentei dar royal canin, mas parece que eles preferem golden. Para eles beberem bastante água comprei uma fonte, mas eles ainda preferem direto da torneira, estou sempre abrindo pra eles kkkkkk

        • patricia disse:

          Coloca a água bem longe da comida e troque todos os dias. Gatos não gostam de agua com cheiro e sabor. Perto da comida a água adquire o cheio da ração.

  • Marcos Freitas disse:

    Alguém sabe sobre essa linha da Royal Canin:

    “Cat Premium – Salmão e Arroz – Adult Royal Canin”
    ??

    Ela é bem mais barata em comparação as outras rações da mesma marca (Royal Canin). Aqui em minha cidade o pacote de 1kg está custando 25 reais enquanto que as outras linhas da Royal está custando 70 reais apenas 400 gramas.

    Estou dando essa direto para minha gata. Será que ela é boa ?? Eu nao tenho condiçoes de dar a outra linha da royal, somente essa cat premium…será que posso continuar dando por muito tempo ela ou é melhor comprar outra marca????

    Se algum puder me ajuda.

    Ahh…e eu acabei de ver que tem um lugar que está vendendo por 120 reais o pacote de 10 kg entao dai vai sair mais barato ainda.

    • GatinhoBranco disse:

      Oi, Marcos!
      A Royal Canin é uma das melhores marcas do mercado, a Cat Premium é a linha mais em conta deles por não ser uma linha veterinária, e é muito superior à maioria das outras marcas. A não ser que seu gatinho tenha algum problema específico (diabetes, por exemplo), pode dar a Cat Premium sem medo, é a melhor opção e os peludo adoram o sabor.

      • Lisandra disse:

        Eu mudei pra Premium Cat frango com orientação do veterinário depois de várias cistites de uma das gatas de casa.
        Ela nunca mais teve o problema, e eles estão muito bem desde então. Com a ração mais barata soltavam muito pelo, sem contar que tinha corante. A diferença nos valores nutricionais é bem considerável.

  • Jaciara disse:

    Nem é fazendo propaganda, sabe? Mas com o meu gato aconteceu assim. Eu sempre dou a mesma marca de ração. Uma vez comprei aquela famosa como um mimo. Agora ele não quer mais comer a ração antiga de jeito nenhum. Ele pede comida, eu ponho, ele cheira e sai.

    • Edna disse:

      Isso aconteceu comigo e a veterinária me orientou a continuar insistindo senão ele nunca mais voltaria a comer a ração normal. Dito e feito! Depois de uns dias ele voltou a comer normalmente a antiga ração. Nunca mais deixo só com “mimo”…mesclo sempre a ração úmida com a seca…financeiramente não pesa.

  • Nathália disse:

    Amei essa publicação, só falou verdades.

  • bianca disse:

    Eu dava todo dia o sache mas agora ele simplesmente não come mais de forma nenhuma! E por sinal tenho várias aqui em casa e ele não quer comer…

  • Gabrielly disse:

    Muito interessante!