Ratinhos de feltro

ratinhos-de-feltro-para-gatos

Esse é o clássico que não sai de moda e que os gatos adoram! O feltro é barato e ótimo para quem não gosta ou não sabe costurar, porque ele fica com um acabamento bonito mesmo quando a gente faz tudo errado rsrs.

Essas duas variações do ratinho são tão simples que nem precisa imprimir molde, dá para desenhar o formato a olho. Mas caso você queria, pode baixar o molde em pdf aqui (pronto para imprimir em A4) ou salvar a imagem no final da página.

 

MATERIAIS

  • Feltro
  • Sisal para o rabinho*
  • Enchimento (retalhos, fibra siliconada, papel)
  • Linha/Agulha/Tesoura
  • Catnip – opcional

*O sisal é uma corda relativamente segura, outras cordas/fitas podem ser engolidas e causar problemas para o gato. Como alternativa ao sisal, você pode cortar uma tira de feltro ou até trançar três tiras para um rabinho estilizado.

 

COMO FAZER

Tutorial do Ponto Caseado: Os dois ratinhos usam ponto caseado, que é um daqueles truques que quebra o galho em vários projetos, e dá para pegar o jeito rapidinho. Clica aqui para assistir nosso vídeo ensinando a fazer.

 

 MODELO 1

 1 2
Passo 1: Corte três peças de feltro em formato de “olho”, todas iguais, e costure duas juntas pela parte de cima. Pode deixar uma sobra pequena de linha, isso vai ajudar a prender o rabo depois.
 3b 3c
 Passo 2: Corte as orelhas (é esse oito aí da foto). Agora é a parte mais difícil: faça um furo de cada lado da cabeça do ratinho e passe as orelhas pelos dois furos. Você pode usar a tampa de uma caneta para empurrar e ajudar a passar. Qualquer coisa, alargue o furo com a tesoura se estiver muito apertado.
 4 5
 Passo 3: Ajeite as orelhinhas no lugar e dê um pontinho pela parte de dentro com a linha e a agulha para segurar melhor, ou cole com um pingo de cola quente. Pegue a terceira peça do corpinho e costure um lado dela na parte de baixo do ratinho.
 6 7
 Passo 4: Na hora de costurar a segunda parte, deixe um vão para passar o sisal e o enchimento. Quanto mais leve o enchimento, mais o gato ai gostar do brinquedo. Se quiser tornar o ratinho mais interessante ainda, misture um pouco de catnip ao enchimento. Para fazer o rabinho, corte um pedaço de sisal e dê um nó em cada ponta. Pode dar uma desfiada na ponta que vai ficar solta, isso ajuda a fixar o nó e os gatos adoram ficar mordendo.
 8 9
 Passo 5: Na hora de fechar, um nó do rabinho vai ficar para dentro para segurá-lo no lugar. Depois de terminar a costura, não corte a sobra linha, una-a às outras linhas soltas para prender mais ainda o rabinho. Para dar um acabamento bonito, enrole um pouco da linha de costura no sisal e dê um nó apertado para finalizar.
 10

 

MODELO 2

11 12
 Passo 1: Corte uma “fatia de pizza” de feltro e costure juntas as duas partes retas para formar um cone. Se estiver sem molde, use a base desse cone para marcar o círculo.
 13 14
 Passo 2: Corte as orelhas (é esse oito aí da foto). Agora é a parte mais difícil: faça um furo de cada lado da cabeça do ratinho e passe as orelhas pelos dois furos. Você pode usar a tampa de uma caneta para empurrar e ajudar a passar. Qualquer coisa, alargue o furo com a tesoura se estiver muito apertado. Ajeite as orelhas no lugar para ficarem com a dobrinha certa e dê um pontinho com a linha e a agulha para prendê-las no lugar (um pingo de cola quente por dentro também faz o trabalho).
 15 16
 Passo 3: Faça um furo no meio do círculo para passar o sisal. Depois, dê um nó em cada ponta do rabinho. Um vai ficar dentro do ratinho e serve para o rabo não soltar; o outro, para a ponta de fora não desfiar completamente (mas desfiar a pontinha que sobra do nó é uma boa ideia, os gatos amam ficar mordendo).
 17 18
 Passo 4: Antes de fechar, coloque um enchimento bem levinho e, se quiser, um pouco de catnip. Depois é só dar o presente para o miau =^.^=

 

MOLDE: Para baixar o pdf, clique aqui.

Ratinhos-de-feltro

Comentários desativados.