Por que os gatos abrem a boca quando sentem alguns cheiros?

24/11/2016=^.^=

orgao-vomeronasal-gatos

Quando sentem determinados cheiros, principalmente da urina de outros gatos ou animais, os gatos aproximam o focinho, cheiram, cheiram e… abrem a boca. Para nós, esse é um gesto que não faz sentido algum – e nem deveria, porque o que faz os gatos abrirem a boca é algo que não temos como entender completamente: o órgão vomeronasal.

O órgão vomeronasal (ou órgão de Jacobson) fica no céu da boca e detecta compostos químicos, enviando para o cérebro do gato informações mais precisas sobre o que eles estão cheirando. Ou seja, os gatos têm um como que um scanner no céu da boca para analisar odores. E ele é especialmente útil para detectar ferormônios, como aqueles presentes na urina.

vomeronasal-organ-orgao-de-jacobson

Quando abrem a boca, portanto, os gatos estão permitindo que o ar com ferormônios chegue a esse órgão. Esse gesto é chamado reflexo flehmen e é exibido por outros animais, como grandes felinos e cavalos. Nós, humanos, temos apenas vestígios do órgão vomeronasal, e na nossa espécie, como dos demais primatas, ele aparentemente não é funcional.

Por esse motivo, é difícil sabermos o que esse órgão realmente faz e o quão importante ele é para o olfato dos felinos. É mais um segredo (quase um super poder) dos nossos peludos.

 

Foto: villaninv