Estimule a inteligência do seu gato durante a brincadeira

Esse texto é da especialista Pam Johnson-Bennett (catbehaviourassociates.com)

Quando você pensa em brincar com o seu gato, a primeira coisa que vem à mente é que é uma maneira divertida para ele se exercitar. A brincadeira diária é importante para a saúde do seu gato porque ele é um predador e nasceu para se movimentar e caçar. O corpo dele precisa de atividade e não tem forma melhor de fazer isso do que uma sessão de brincadeira estimulante!

Mas brincar também é importante por um outro motivo fundamental para a saúde do gato e que as pessoas costumam esquecer: é um exercício para a mente do gato também!

Como é um predador pequeno, o gato não tem estrutura para perseguir a presa por longas distâncias. Suas habilidades de caça dependem de esconderijos, furtividade e estratégia. E você deve fornecer oportunidades para ele desenvolver isso ao longo das brincadeira.

Para isso, brinque pensando no estilo natural de caçar dele. Veja algumas dicas:

 

Maximize os passos de ninja

cat box

Os gatos precisam se aproximar da presa de uma maneira invisível, então coloque alguns objetos e caixas na sala que ele possa usar para se esconder. Quando estiver usando brinquedos interativos (aprenda a fazer um aqui nesse link), não balance a presa no meio da sala vazia. Coloque algumas caixas, sacolas de papel ou até travesseiros no ambiente – isso permite que seu gato exercite seus famosos passos de ninja e chegue perto da “presa” sem ser notado.

 

Maximize a estratégia

catstrategy

Não fique mexendo o brinquedo o tempo todo. O gato ataca quando tem mais chances de capturar a presa, ou seja, quando ela está parada ou se mexendo devagar (ex: um pássaro comendo). Se o brinquedo está sempre se mexendo, o gato tem pouco tempo para elaborar uma estratégia, e apesar de ficar pulando atrás do brinquedo ser um bom exercício físico, não é tão bom para a mente.

Basicamente, uma boa sessão de brincadeiras combina exercícios para o corpo e para a mente. As habilidades incríveis de caça do seu gato são fruto tanto de sua anatomia quanto de sua inteligência.

 

Fotos: K-nekoT&R e Magic Madzik

1 Comentário

  • anabela rodrigues disse:

    Obrigada gostei do que aprendi pois tenho um gato com ,5 meses muita coisa fazia me confusão mas agora compteendi obrigada