Fácil e barato: fonte de água para gatos feita em casa

24/09/2014=^.^=

fonte de agua caseira para gatos pronta

Os gatos adoram água fresca e corrente, o que explica a fascinação deles por torneiras abertas e o chão do Box. Isso porque, claro, eles amam coisas que se mexem e porque a água parada (num ambiente natural) tem mais riscos de estar contaminada por parasitas e bactérias – e eles são espertos o suficiente para evitar isso.

Sendo assim, eles acabam se entretendo mais e bebendo mais água se tiverem uma fonte à disposição. Existem vários modelos sofisticados na pet shop, com silenciadores e filtros para garantir a pureza da água. Mas, sinceramente, seu gatinho já vai ficar muito feliz com uma bombinha de água numa tigela. Veja como fazer:

fonte de agua caseira para gatos materiais

 

Materiais

– Tigela / bacia

– Cumbuca ou molheira para esconder a bomba

– Bombinha de água (custa de 15 a 30 reais, dica: o Mercado Livre é cheio de opções), algumas precisam de uma mangueirinha transparente para funcionar (compra no mesmo lugar e custa centavos)

– Enfeites opcionais para deixar a fonte mais bonitinha, como pedrinhas coloridas, plantas, bichinhos de porcelana. Só certifique-se de que nada que vai entrar em contato com a água seja tóxico para o gato e não use colas.

 

Como fazer

fonte de agua caseira para gatos passo 1 fonte agua caseira gatos

A cumbuca serve para esconder a fonte, então precisa encaixar no tubo de saída da água. Use uma furadeira e faça o furo com um tamanho que encaixe bem justinho no tubo, assim o gato não consegue “desmontar” a coisa.

Não tem furadeira? Se a cumbuca for de plástico, esquente com cuidado a ponta de uma faca no fogão e vá derretendo o plástico e moldando o furo (esse da foto foi feito assim, por sinal).

Depois é só encaixar no tubinho da fonte e colocá-la na água antes de ligar na tomada, as bombinhas já vêm com ventosas para fixar no fundo da tigela. Veja o resultado final no vídeo abaixo.

 

 

Cuidados com a fonte

– Continue trocando a água com frequência e limpando a tigela e enfeites semanalmente.

– Nunca ligue a bombinha na tomada sem que ela esteja na água – vai queimar!, e deixe o nível de água sempre alto para que ela fique inteiramente submersa.

– A bombinha precisa ser limpa de 15 em 15 dias para evitar que queime, é só abrir o compartimento de trás e tirar pelos e sujeirinhas (veja o vídeo abaixo para entender melhor).

 

 

 

fonte caseira para gatos com filtro de carvãoSugestão para filtragem da água

Caso queira ir ainda além e filtrar a água, você pode usar um filtro de carvão ativado. Eles são vendidos em pet shops como refil para as fontes industriais e é indicado que sejam trocados de 3 em 3 meses, ou menos dependendo da fabricante. Tudo o que você precisa fazer é dar um jeito de a água passar pelo filtro antes de chegar na fonte.

Essa foto ao lado é a solução encontrada no Flickr do Scott Ashkenaz.