Como fazer uma tenda de índio para gatos

20/07/2016=^.^=

tipii

Esta tenda é um dos esconderijos-caminha mais baratos e fáceis de fazer: sai por menos de R$ 20 dependendo do material escolhido e leva só alguns minutinhos para montar.

 

MATERIAIS

tipi1

  • 5 varetas: neste tuturial foram usados sarrafos quadrados de pinus com 90 cm de altura, outras opções são bambu, cabos de vassoura, canos. Podem ser encontrados em lojas de material de construção, de jardinagem ou madeireiras.
  • Tecido: pode ser substituido por uma coberta ou lençol, o importante é ter a altura das varetas e largura suficiente para cobrir as laterais (este é algodão cru e tinha 120 x 90 cm).
  • Linha e agulha para fechar o tecido, pode-se substituir por alfinete de fralda, velcro ou cola quente.
  • Corda para amarrar o topo, a deste tutorial é chamada de “cordão São Francisco”.
  • Elástico (opcional, para ajudar na montagem)
  • Almofada ou coberta (opcional, para por dentro)

 

COMO FAZER

 tenda oca apache gatos

Passo 1: Prenda as pontas das varetas juntas com um elástico ou a própria corda.

 tipi3

Passo 2: Arme as varetas para montar o esqueleto. Para uma tenda mais larga e mais baixa, deixe uma sobra maior em cima. A base deve formar um pentágono com todas as varetas tocando o chão.

 tipi4

Passo 3: Amarre as varetas com força para que fiquem firmes. Lembre-se de passar a corda entre elas, por baixo e por cima, para garantir que não se mexam.

tenda-oca-indio-gatos tenda-oca-indio-gatos-3 tipi6

Passo 4: Hora de cobrir com o tecido. Vá mexendo e mudando de posição até que dê o efeito desejado, sempre segurando pelo topo. Depois, dê dois ou três pontinhos na parte de cima, ou prenda com um alfinete. Na base ele ficará solto como na foto.

tenda-oca-indio-gatos-2

Passo 5: Caso queira, você pode cortar as sobras da base. Se estiver usando um tecido que não queira cortar, é só dobrá-lo para dentro.

 tipipronta1

Pronto! Agora você pode colocar uma almofada dentro e chamar o gato para experimentar o presente.