O que é a terceira pálpebra dos gatos?

É fácil passar despercebido, mas os gatos tem sim três pálpebras! Como nós, eles têm uma superior e uma inferior, porém no cantinho interno do olho está a terceira: uma membrana branca que você pode ter visto de relance quando o gato estava muito relaxado ou logo depois de ele acordar de um bom sono.

Por mais estranho que possa soar para nós, entre os mamíferos a terceira pálpebra é regra e não exceção. Na verdade, exceção mesmo somos nós e outros primatas que não a temos. Isso porque essa membrana fina, chamada oficialmente de palpebra tertia, tem um papel muito importante em manter o globo ocular saudável e protegido.

Antes de mais nada, a terceira pálpebra tem canais lacrimais extras que ajudam a manter os olhos úmidos, o que é muito importante para proteção. Porém, ao fechar e abrir toda vez que o gato pisca, ela também ajuda a espalhar essa umidade e a reter qualquer sujeira que possa ter entrado no olho, como se fosse uma pequena vassourinha.

E essa vassourinha faz ainda mais: ela produz um líquido do sistema imunológico que combate microrganismos nocivos, como fungos e bactérias, atuando de forma semelhante a um antisséptico. Uma última função é proteger a superfície do olho de folhas e galhos quando o gato está preparando uma emboscada, ou mesmo de batidas e arranhões.

 

E por que é difícil notá-la?

Porque o normal em um gato saudável é que ela fique retraída no canto interno do olho (do lado do focinho) e é preciso olhar com muita atenção para perceber que ela está lá. Quando o gato está muito relaxado ou dormindo, entretanto, o olho se retrai e a terceira pálpebra desliza pela córnea, sendo possível vê-la com facilidade.

 

E se a terceira pálpebra está sempre visível?

Neste caso, entram aquelas quatro palavrinhas que podem salvar a vida do seu gato: corra para o veterinário! Não é normal que a terceira pálpebra esteja visível, isso é um indicativo de que tem algo errado e o gato provavelmente está com muita dor. Se ela está aparecendo, mesmo que em apenas um dos olhos, pode significar desde um machucado ou irritação nos olhos até doenças graves em outras partes do corpo, inclusive câncer, e apenas o veterinário saberá dar o diagnóstico correto para ajudar o peludo.

Fotos: Mike Lewinski, natlas e Jennifer Lamb.

Comentários desativados.