Como separar uma briga entre cachorros

06/11/2014=^.^=

separar-briga-cachorro

Se você tem ou convive com cães, vai eventualmente presenciar uma briga. E mesmo um embate entre dois pinchers pode causar ferimentos graves, então saber separar a briga rapidamente é essencial.

Uma coisa importante para saber sobre brigas entre cães é que normalmente elas são muito piores quando envolvem duas fêmeas, já que elas brigam para eliminar a rival – o que pode acabar em morte! Dois machos normalmente brigam por disputa de dominância, e quando um se “rende”, a briga costuma acabar. Machos costumam aceitar com mais tolerância mordidas e rosnados por parte das fêmeas – o que não significa que você não deva intervir.

A segunda coisa importante sobre brigas é que é sempre melhor preveni-las do que separá-las. Quer você tenha dois metros de altura, ou um e meio, cachorros em estado de agressividade podem te fazer um estrago feio, mesmo os pequeninhos e mesmo seu próprio cão.

Prevenir brigas começa com o obvio: não deixe seu cão se aproximar de animais desconhecidos, e não passeie com cães agressivos sem coleira. A castração diminui a agressividade em ambos os sexos; logo, o contrário, a fase da puberdade ou presença de fêmeas no cio ou prenhas, aumenta a rivalidade e a possibilidade de brigas.

A segunda parte da prevenção é menos óbvia, e exige um olhar atento. Cachorros não começam uma briga do nada, eles mandam vários sinais um ao outro antes de atacar: corpo rígido, maxilar tenso, encarar, mostrar os dentes, rosnados. Ao perceber esses sinais, peça ajuda para conter ambos os cães e tirar um do raio de visão do outro o mais rápido possível.

Só que… se tudo der errado e a briga começar, você vai precisar separá-la. Seguem as dicas.

 

O QUE NÃO FAZER

Não grite, não berre, não se desespere. Isso só vai atiçar e agitar ainda mais os cachorros (mesmo que não sejam seus).

– Não chute os cães. Agressividade só gera agressividade.

– Não segure a coleira deles e não entre no meio de duas bocas cheias de dentes. Não importa que é o seu micro poodle carinhoso que está brigando – ele vai estar alterado e só vai perceber que você é você depois do desastre acontecer.

– Não deixe eles “resolverem” a coisa sozinhos, uma mordida na veia certa mata em minutos.

– Não deixe outros cachorros se intrometerem. Numa briga de grupo, normalmente vão todos para cima de um cachorro só e a coisa fica bem feia bem rápido.

 

O QUE FAZER

– Antes de mais nada, mantenha a calma. É difícil, mas é essencial. Os cães sentem sua energia e se você se agitar, eles se agitam mais.

– Jogue água – é a forma mais eficiente de separar uma briga.

– Use um apito. Se for no parque de cachorros, leve um apito. O som alto e agudo pode ajudar, principalmente se os cães forem treinados.

– Bata o pé no chão, assobie, bata palmas, chie, faça sons altos SEM usar a voz (lembre: sua voz só atiça mais a briga!).

– Use o que tiver em volta para separá-los fisicamente. Seja um galho, uma lixeira, um cone de rua, uma vassoura, um balde, coloque o objeto entre eles e tente fazer com que se afastem.

– Em último caso, use sua perna como barreira. É melhor tomar uma mordida no tênis do que na mão.

– Alguns cães mordem e não soltam mais. Se isso acontecer e não tiver água por perto, levante as patas de traz do cachorro que está mordendo e puxe-o rapidamente para trás. Atenção: ele pode se virar e te morder, seja ágil.

 

Cachorros separados e contidos, corra para o veterinário! A maior parte das mordidas é só um furinho por fora (às vezes quase imperceptível), mas um estrago por dentro. Os cães podem ter veias, órgãos e músculos perfurados mesmo que não aparentem! E eles são mestres em mascarar a própria dor, podem estar com uma hemorragia interna letal e você (ou um veterinário ruim) não perceber até que seja tarde demais.

Além disso, mesmo que tenham realmente sido só arranhões, qualquer machucado precisa ser esterilizado e tratado. Você não pode medicar seu próprio cão e ele vai precisar de antibióticos e spray prata para evitar que um arranhão vire uma bicheira ou uma infecção generalizada.

 

Foto: Smerikal