Qual a melhor caixa de areia, na opinião dos gatos?

06/07/2017=^.^=

caixa-de-areia-limpa

O principal motivo de abandono de gatos nos EUA é a eliminação fora da caixinha de areia. Embora não existam dados sobre o assunto no Brasil, o problema também é grave por aqui. E, como sempre, a culpa não é do gato – é tudo só um mal entendido entre peludos e seus humanos.

Por esse motivo, os pesquisadores J.J. Ellis, R.T.S. McGowan e F. Martin [1] buscaram desvendar as preferências dos gatos na hora de usar a caixinha. A principal conclusão, como era de se esperar, é que… gatos odeiam areia suja! Ou seja, a melhor caixa de areia na opinião dos gatos é uma caixa de areia limpa, com areia nova (assim como para os humanos  a melhor caixinha  o melhor vaso sanitário é o que está limpo e com a descarga dada).

A pequisa descobriu que uma caixa suja, seja com fezes/urina real ou falsas, impede que o gato realize sua sequência natural de eliminação e os peludos evitam-na sempre que podem. Como eles evitam até as fezes e urina falsas, o problema não se mostrou ser o odor nem quem usou a areia antes, e sim a imagem da caixinha suja – o que sugere que não adianta pensar que areia que absorve odor resolve o problema, o que resolve mesmo é limpar a caixinha todos os dias!

O estudo ressaltou também a importância da regra de que o número de caixas de areia na casa deve ser igual ao “número de gatos + 1”. Ou seja, quem tem dois gatos deve ter três caixinhas de areia, quem tem três gatos deve ter quatro caixinhas, etc. Isso ajuda a previnir que o gato encontre só areias sujas quando for ao banheiro e decida usar, no lugar dela, seu jardim ou tapete.

Em relação à areia, a pesquisa levantou dados bibliográficos de que gatos preferem areias finas e aglutinantes do que opções grossas e pedrinhas de sílica. E sobre a caixinha em si, aquilo que não é novidade: quanto maior, melhor. Ou seja, os gatos preferem caixas nas quais possam se virar, cavar a areia com facilidade e fazer todo seu ritual de eliminação – sem encontrar poças e pelotinhos antigos, ou de outros gatos.

[1] Ellis, J. J., R. T. S. McGowan, and F. Martin. “Does previous use affect litter box appeal in multi-cat households?.” Behavioural Processes (2017).

Foto: J. Sibiga Photography