Será que os gatos gostam de comedouros duplos?
A resposta curta e direta é… não. Na verdade, comedouros duplos podem ser a causa de muitos problemas em casas com mais de um gato: comer mal, não comer e até mesmo questões que aparentemente não têm nada a ver com comida, como brigas e disputas em outras áreas da casa.
O que acontece é que, apesar de serem animais sociais que precisam de companhia, os gatos caçam sempre sozinhos e não em matilha como os cães. Além disso, a maioria das presas naturais de um gato são pequenas demais para dividir: camundongos, insetos, pequenos répteis e aves.
Isso significa que não é da natureza deles comer junto de outros gatos, mesmo que sejam melhores amigos. A única exceção é, claro, a mamãe com filhotes, já que ela precisa ensiná-los a caçar e traz a presa morta ou semimorta para os bebês treinarem.
Não ser da natureza deles significa que o comedouro duplo causa desconforto pela proximidade extrema e induz conflitos. E estes podem ser desde uma disputa com garras e chiados para defender o pratinho até um simples olhar do dominante que afasta o (s) outro (s) gato e faz com que ele acabe passando fome – ou tendo que comer escondido depois.
E, no mundo felino, quando uma coisa não vai bem, as outras tendem a desandar também. Se disputam por um recurso, seja qual for, os gatos tendem a escalar a coisa e começar a brigar por outras questões também. E o humano fica muitas vezes sem entender o que causa os conflitos, sendo que só separar os comedouros já poderia melhorar muito as coisas!
Mas meus gatos sempre comeram juntos!
Acontece, claro, de gatos acostumarem a comer juntos por imposição das circunstâncias. Se o que eles sempre tiveram é um comedouro duplo, podem acabar comendo assim por mero costume. Mas isso não quer dizer que estejam contentes com isso ou que não existam problemas que passam despercebidos pelo humano.
Um dos indicativos de que algo não está bem é o gato ficar olhando para o outro enquanto come ou sair do pratinho quando o outro se aproxima, mesmo sem ter acabado de jantar. É muito comum que gatos que só têm opção de comedouro duplo comerem só o sachê ao mesmo tempo (para não perder a chance) e esperar para comer a ração em horários separados.
Qual a distância ideal entre os comedouros então?
Depende de cada gato! Existem gatos que precisam de mais espaço pessoal do que outros. Para uma dupla que se dá muito bem, brinca junto, dorme junto e um lambe o outro, talvez não seja incômodo comer a alguns palmos do amigo. Para os mais tímidos ou que sofrem bullying, entretanto, pode ser necessário ter um pratinho do outro lado da sala, em outro nível (em cima de um móvel/prateleira) ou até em outro cômodo.
Para entender a preferência de cada gato, é importante observar os sinais de desconforto: ficar olhando para o outro enquanto come, sair de perto se ele se aproxima, esperar para comer num horário que o outro não esteja na área. Se algum desses sinais está presente, é necessário ir afastando os pratinhos até encontrar uma distância na qual o gato mais tímido pode comer com tranquilidade.
Em casas com muitos gatos ou situações de bullying e briga constante, pode ser preciso ter vários comedouros em níveis diferentes para acomodar os diversos níveis de hierarquia que ali existem. Também é importante identificar as áreas em que cada gato se sente mais confortável, aquelas que cada um define como seu cantinho, e talvez oferecer a ração neste espaço.
Uma última coisa para se ter em mente é que separar os comedouros não é uma mágica que resolve todos os conflitos na casa. É o primeiro passo e, para alguns, pode ser o único necessário. Mas para conflitos constantes ou que acontecem há muito tempo, é importante identificar outras possíveis causas de disputa (água, caixa de areia) e tomar outras atitudes para reestabelecer a paz (enriquecimento ambiental, brincadeiras interativas e individuais diárias, ou até separação e reapresentação dos gatos).
Para mais dicas de como minimizar stress em casas com vários gatos, clique aqui.
Foto: Sangudo