10 mitos perigosos sobre a alimentação dos gatos

10/11/2016=^.^=

Você é o que você come. E seu gato também. Uma alimentação adequada leva a uma vida mais saudável e comportamento equilibrado, por isso é extremamente importante entender o que seu gato deveria estar comendo, quando e porquê.

mitos-alimentacao-gatos-peixe

“Gatos comem peixe”

Na verdade… 1/4 dos casos de alergia em gatos é de alergia a peixe. Animais aquáticos não fazem parte da alimentação natural deles, que seria composta principalmente por roedores, pássaros, insetos e pequenos répteis. O mito vem do fato de que peixes têm um cheiro forte que agrada a maioria dos gatos, muitos inclusive ficam viciados e deixam de comer outras coisas, o que leva a deficiências nutricionais. Atum chega a ser até perigoso pois pode causar envenenamento por mercúrio e, devido ao óleo da lata, deficiência de vitamina E.

mitos-alimentacao-gatos-leite

“Gatos podem beber leite”

Na verdade… Gatos são intolerantes à lactose. Como todos os mamíferos, gatos só devem beber leite quando bebês – e só leite da mamãe gata ou fórmula em pó, nada de dar leite de outra espécie. Após o desmame, os adultos deixam de produzir lactase, enzima que digere a lactose, o que faz com que leite ou derivados cause diarreia e desconforto abdominal.

mitos-alimentacao-gatos-passarinho

“Gatos comem passarinhos inteiros”

Na verdade… A maioria depena os pássaros antes. Penas não são uma boa fonte de nutrientes e é incômodo ingeri-las. Alguns gatos deixam também as asas e cauda, que são basicamente penas; o bico, que é duro e pode machucar; e a vesícula biliar, que tem gosto amargo. Isso, claro, se o gato decidir comer o pássaro em vez de deixá-lo no meio da sala ou dar de presente para você (own!).

mitos-alimentacao-gatos-racao-a-vontade

“Gatos podem ficar com ração à vontade”

Na verdade… Gatos comem várias pequenas presas ao longo do dia, ou seja, fazem várias refeições menores em vez de uma grande refeição. Isso é muito diferente de comer o dia inteiro ou ter comida à vontade, o que pode levar alguns gatos à obesidade e problemas de saúde, já que o organismo deles não tem tempo de completar o ciclo natural entre as refeições. O ideal é dar pequenas refeições com seis horas de diferença entre elas (no máximo oito), e remover o que sobrar.

mitos-alimentacao-gatos-comida-de-gente

“Gatos não podem comer comida ‘de gente'”

Na verdade… Alguns alimentos que comemos podem sim fazer mal para os gatos (veja uma lista aqui), principalmente por terem sal, cebola e outros ingredientes que são tóxicos para eles. Mas existem muitos outros que não causam problemas e podem até trazer benefícios. Alguns gatos amam mirtilos, melão e abóbora, por exemplo. O maior perigo de dar comida “de gente” para os gatos é desequilibrar a alimentação deles, por isso consulte um veterinário antes de acrescentar qualquer novidade à dieta do peludo.

mitos-alimentacao-gatos-cacar

“Gatos só podem comer ração”

Na verdade…. É melhor comer só ração do que comer sobras da mesa das pessoas (pelos motivos do item acima), mas isso não quer dizer que ração seja a única, nem a melhor, opção que existe. Ração é um alimento desenvolvido para facilitar a vida das pessoas e oferecer uma dieta balanceada para os animais, mas é extremamente antinatural. Muitos veterinários recomendam intercalar ou substituir totalmente a ração por alimentos úmidos (sachês, patês e latinhas). Para quem tem pique e o gato aceita bem, existe ainda a possibilidade de consultar um veterinário sobre alimentação natural, ou seja, preparar a comida do gato com ingredientes frescos igual você prepara a sua.

mitos-alimentacao-gatos-sabem-o-que-comer-faz-mal

“Gatos sabem o que podem comer e o que faz mal”

Na verdade… Gatos selvagens ou ferais aprendem o que podem ou não comer, por experiência, observação e vivência. Gatos domésticos, nem tanto. Principalmente se ele ver você ou o cachorro comendo algo, seu gato pode querer experimentar e isso pode ser uma péssima ideia. Plantas novas na casa também podem atiçar a curiosidade do gato e causar intoxicação. Na dúvida, deixe ao alcance dele apenas o que for seguro ingerir (você pode consultar nossas Listas de Toxicidade para isso).

mitos-alimentacao-gatos-grama

“Gatos só comem grama quando estão doentes”

De jeito nenhum! Gatos amam comer grama – e precisam dela! As graminhas são importantes para manter o sistema gastrointestinal saudável e ajudar na eliminação de bolas de pelo. O que acontece é que muitas vezes essa eliminação é por meio do vômito, mas isso não quer dizer que o gato está doente, pelo contrário, se ele não conseguisse eliminar a bola de pelos é que ele teria problemas!

mitos-alimentacao-gatos-cacada

“Gatos caçam porque estão com fome”

Na verdade… A caçada pouco tem a ver com fome. É uma questão de instinto e gatos bem alimentados vão caçar tanto quanto gatos ferais. Muitos gatos domésticos sequer comem a presa, eles caçam porque são caçadores, o corpo deles é adaptado à caça e eles se sentem bem capturando bichinhos. Por isso é muito importante brincar diariamente com gatos que vivem dentro de casa.

mitos-alimentacao-gatos-torturar-presa

“Gatos torturam a presa antes de matar”

Na verdade… Ficar dando patadas na presa, soltar e pegar de volta não é parte da natureza dos gatos. Gatos ferais e selvagens raramente fazem isso, quando fazem normalmente é para ensinar os filhotes a caçar. Afinal, é muito mais eficiente matar a presa de uma vez do que dar tempo para ela fugir. O que leva os gatos domésticos a brincar com a presa antes de matar é justamente o instinto de caça descrito no item anterior: por viverem dentro de casa, eles têm menos chance de caçar e quando encontram uma presa ficam tão empolgados que querem prolongar a coisa ao máximo. Mais um motivo para brincar todo dia com seu peludo!

Fotos: Mac(3), elycefeliz, VirtKitty, Michel Grafl, jakeline, beerandnoodles, Tommy Hemmet Olesen, kitty.green66, zuikoalex, dotpolka.